Preenchimento Íntimo
A perda de volume e flacidez características do envelhecimento atingem também a região íntima, levando a modificações no formato da região dos grandes lábios.
Antes de iniciar o preenchimento deve-se fotografar e ter o Consentimento Informado (livre e esclarecido) assinado.
O procedimento é realizado em um ambiente de consultório médico, com a paciente em decúbito dorsal e o procedimento sendo realizado a partir de seu lado direito. A pele da região deve ser higienizada com solução de iodofor aquoso ou ciclo-hexidine. É feito um botão anestésico com lidocaína 2% sem vasoconstritor, por onde será introduzida, após uma abertura única da pele com agulha 18 na linha medial supravulvar ou duas, uma em cada lado na linha dos grandes lábios, por onde se introduzirá microcânula 1,2 mmx12 cm. Uma vez que as microcânulas não possuem bisel, não haverá ferimento nos tecidos nem nos vasos sanguíneos, não havendo hematomas ou equimoses nem dor com a sua passagem.
A cânula deve percorrer planos profundos até a fúrcula inferior da vulva e com injeção retrógrada com pressão constante do êmbolo da seringa, distribuindo o implante o mais uniformemente possível, será depositado o preenchedor, em geral PMMA 10%, volume de até 5 mL de cada lado, seguido de massagens para uniformização da aplicação. Revisar em 60 dias e, conforme o caso, aplicar uma segunda sessão, que poderá ser com PMMA 10% ou com ácido hialurônico de alta densidade 24 ou 30 g (nossa preferência por podermos colocar superficialmente, fazendo um aumento macio do coxim; com esse preenchedor usamos até 10 mL de cada lado). As pacientes serão instruídas a abster-se da atividade sexual normal até 7 dias decorridos, e para massagear o local da injeção por 2-3 minutos, quatro a seis vezes ao dia, durante 3 dias, auxiliando a distribuição do produto.
Se houver necessidade de segunda e terceira aplicação (10 mL em cada aplicação; nunca aplicar mais de 10 mL por sessão), o procedimento será igual ao primeiro, com intervalo mínimo de 60 dias entre as aplicações. Deverá ser receitado Azitromicina 500 mg 1 vez ao dia, durante 5 dias, começando logo após o procedimento. Há mais de ano começamos a receitar Dexametasona 0,75, 1 comprimido de 6 em 6 h por 3 dias e notamos redução da ocorrência de edema pós-procedimento, que ocorre em quase 100% dos casos.
Ao contrário da técnica de transplante de gordura, que exige conhecimento de aspiração de gordura e reaplicação, o preenchimento dos grabdes lábios pode ser realizado em ambulatório. Faz-se o procedimento sob anestesia local e não requer longa abstinência da atividade sexual.
Agendar avaliação