Ninfoplastia
Ninfoplastia ou cirurgia íntima, é o nome da correção cirúrgica que pode ser realizada em mulheres que se sentem desconfortáveis ou constrangidas com o excesso ou assimetria de pequenos lábios. A hipertrofia de pequenos lábios é considerada uma variação da normalidade, não caracterizando uma anomalia.
Entretanto, pode causar dor durante a relação sexual, desconforto e constrangimento no uso de roupas justas e principalmente, dificuldade de se expor ao parceiro sexual. Muitas mulheres apresentam este problema, mas não se sentem confortáveis em mencionar numa consulta médica, mesmo quando se submetem a vários procedimentos estéticos.
Apesar da vergonha, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica observou que em apenas dois anos os procedimentos de ninfoplastia no Brasil cresceram 50%.
Após aplicação de sedação, na ninfoplastia o médico retira o excesso de tecido dos pequenos lábios vaginais. O procedimento pode ser feito com laser CO2 fracionado e apresenta diferenças em relação à cirurgia convencional, porque normalmente ocorre menos inchaço no pós operatório e menor chance de equimose, visto que o laser CO2 fracionado facilita a coagulação.
Geralmente, realizado em cerca de 40 minutos, requer internação de seis horas. Com uma ponteira de corte, o laser subtrai parte dos pequenos lábios e é realizada uma sutura com fios absorvíveis, o que dispensa consulta para retirada dos pontos.
Tanto os pequenos quanto os grandes lábios são responsáveis por proteger a abertura da vagina e a uretra, dificultando o surgimento de infecções e auxiliando na lubrificação. Por isso, é preciso escolher cuidadosamente o profissional que irá realizar a ninfoplastia, pois apesar de simples, a cirurgia pode acarretar em ressecamento vaginal ou propensão a infecções se houver remoção em excesso do tecido.
Durante o pós-operatório da ninfoplastia pode ocorrer ainda inchaço e roxidão, consequências consideradas normais e que costumam desaparecer em torno de duas semanas. Em caso de dor, analgésicos comuns podem ser ministrados. As relações sexuais devem ser evitadas por 30 dias. Em dois de pós operatório, 80% do aspecto final pode ser observado.
Agendar avaliação