Atrofia Vaginal

Informações sobre atrofia vaginal

A atrofia vaginal acontece quando os níveis de estrogênio, hormônio feminino produzido pelos ovários, estão abaixo do normal, tornando os tecidos vaginais mais finos, retraídos e secos. Normalmente, a diminuição do estrogênio costuma ocorrer na menopausa.

Em geral, a atrofia vaginal acontece lentamente, portanto, dificilmente a mulher consegue perceber algum sinal antes de cinco a dez anos depois do início da menopausa. Os sintomas mais recorrentes compreendem a ressecamento vaginal, coceira e ardência, incômodo durante o ato sexual, sangramento após o coito.

A deficiência de estrogênio pode causar algumas complicações como a diminuição da libido, a ameaça de doenças cardiovasculares, além de risco maior de infarto, devido à relação existente entre estrogênio e colesterol. O diagnóstico de atrofia vaginal deve ser confirmado por meio de uma consulta com o ginecologista, que fará exames e indicará o tratamento mais apropriado.

Uma das alternativas terapêuticas para a atrofia vaginal é realizada com a reposição de hormônios, caso não exista nenhuma contraindicação. Outra alternativa para tratamento de atrofia vaginal é o MonaLisa Touch, um processo assistido com uso de laser de CO2 fracionado, sem a necessidade de cortes nem suturas.

Sites Relacionados

Confira abaixo alguns sites com informações sobre dermatologia e medicina em geral.

Localização

Endereço: Rua Dr. Guimarães Rosa, 155
Bairro: Boa Vista. 
Cep: 90480-080. 
Telefones: 55 (51) 4063-8333 / 3012-4070. 
E-mail: contato@clinicaleger.com.br 
ISO 9001:2008 FS 591500

Conheça a Clínica Leger

Missão:

Promover saúde e beleza, através do bem estar integral, utilizando equipe multidisciplinar e práticas médicas atualizadas, adequadas às necessidades individuais de cada paciente.

Visão:

Ser reconhecida como uma clínica médica com equipe multidisciplinar referência em saúde e bem-estar.

Valores: 

Ética, Comprometimento, Competência Profissional, Tratamento personalizado.